Perspectiva

Às vezes o que me falta é perspectiva, e tenho essa certeza aproximadamente pela quinta vez apenas dentro desse mesmo ano depois de ir para a praia no meio da semana e passar duas horas dentro do mar pensando no quão ridículo são os meus problemas.

Me falta perspectiva, sair do meu quarto, levantar da cama, trocar o lençol, dar uma volta, espairecer a mente. Fico tão presa dentro da minha própria falsa organização— física e mental — que esqueço que o mundo está igualmente desajeitado.

Sempre uma agonia dentro daquele quarto, estou dentro de outro agora, vivendo outra perspectiva. No meu novo quarto está permitido bagunça — no antigo eu não conseguia respirar com a cama mal feita — mas nem posso falar do meu quarto como o “antigo”, afinal, só estou nesse outro para uma nova visão, qualquer outra hora eu volto de onde vim.

Mas eu sempre sou assim — fingindo que é um teste — aí fica mais fácil de voltar atrás, arrumar aquela bagunça que eu deixei, e nunca mais sair dali de dentro, onde tudo está organizado por fora mas andando muito mal de perto.

Saio, ganho perspectiva — a vida é simples, afinal. Um dia eu vou conseguir organizar a bagunça de dentro — tem uma pessoa que eu gosto que acredita muito nisso, e aí eu quase que acredito junto com ela. Mas é tão bom quando vou atrás de outra visão, até a inspiração aparece depois de meses sumida, de repente as palavras ganham forma, amigos que me causaram alguma irritação há meses atrás por culpa exclusivamente da minha falta de tolerância de repente se tornam boas pessoas de novo. Afinal, o problema nunca foram eles, foi sempre aqui nessa confusão.

Nesse quarto novo eu permito a bagunça — estou deixando entrar alguns sentimentos que uns meses atrás davam um medo danado — mas a porta ainda fica meia aberta. De repente acordo aqui e o barulho já está demais, a decoração não tem minha cara — a qualquer momento eu posso voltar lá para onde eu já conheço.

--

--

Tem uma visão romantizada sobre a vida.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store